Total de visualizações de página

1 de jun. de 2013

Do Livro: lendo, Rindo, Interpretando e Aprendendo

                                        O NERVOZINHO BRIGUENTO

Uma mãe pediu ao filho que atirasse sua bola na parede com força.
Assim fez o menino.
A bola bateu na parede e imediatamente voltou com força em sua direção.
- Tudo bem mãe e daí?
- Meu filho, tudo o que você faz de mal para os outros retorna com a mesma violência.
O menino que era muito inteligente respondeu:
- Mas também se eu atirar uma flor nesta parede ela não voltará para mim.
A mãe que não esperava tal conclusão disse ao menino.
- Às vezes não colhemos imediatamente o bem que fazemos, contudo se atirarmos sempre sementes um dia recolheremos as flores.
-Ah mãe, como faço para controlar a raiva que fica dentro de mim a ponto de me segurar para não atirar bolas por aí. A senhora pensa que é fácil?
- Se a bola retornar a você te machucando além da raiva você sentirá a dor da batida.
- Pelo menos vou ter descarregado minha raiva. Respondeu o filho.
- Entretanto, se você quer agir como um selvagem que não pode ser contrariado então tem que assumir as consequências de seus atos. Brigar não é sinônimo de ser macho. O mundo evoluiu desde a era dos primatas. Sei lá conte até 10, repire fundo, ignore, responda com um bom argumento, reconheça se estiver errado, mas não force uma situação, não fique com a bola na mão pronto para atira-la, engula seu orgulho. Há muitas coisas que você pode fazer antes de machucar a alguém.
- Meus amigos ficam me cobrando uma atitude!
- Quando você estiver pagando pelos seus erros quero ver se terá algum amigo te ajudando.
- Tá mãe vou tentar.
- Claro filho, agora sim você provou que é civilizado.
Não foi na primeira oportunidade que o menino conseguiu, mas ele seguiu tentando sempre se recordando dos sábios conselhos de sua mãe.
- Mãe! Olhe! A parede esta jogando bola comigo!
Direitos autorais reservados
Autora: Iride Eid Rossini
irideeidrossini@hotmail.com
Do livro Lendo, Rindo, Interpretando e Aprendendo - Compre o seu exemplar
Contém 140 histórias educativas, inéditas, divertidas com fundo moral.
Dirigido a docentes e educadores. Livro não ilustrativo.